O segundo passo é a conclusão das peritagens que tem de estar concluída em 4 dias se o acidente for reportado com DAAA ou 8 dias sem DAAA. A média de todos os sinistros foi de 0,6 dias com DAAA e 1 dia sem essa declaração. Nesta fase, com DAAA e sujeita a disponibilidade dos veículos dos segurados para peritagem, as mais rápidas foram a CA Seguros, Caravela, Fidelidade, Tranquilidade Lusitania, Mapfre, Mudum e OK Seguros!. As mais demoradas foram a Liberty, Euro Insurances e UNA.
O passo 3 é a entrega do relatório da peritagem que foi sempre rápido. Demora mais a comunicação de assunção de responsabilidade, ou não, por parte da seguradora. Ainda assim os prazos foram respeitados. Com DAAA o prazo máximo é de 15 dias. Mas, em média, com DAAA foi de 5,6 dias, sendo mais rápidas a Allianz, Greenval, Mapfre, Tranquilidade, Mudum, Victoria e Zurich. Sem DAAA, os prazos legais vão para 30 dias neste passo.
Finalmente, o pagamento da indemnização – cujo prazo máximo é de 8 dias após a assunção de responsabilidade –foi cumprido em 2,4 dias com DAAA e em 2 dias sem DAAA. Allianz, Liberty, Lusitania e Euroinsurances foram as mais rápidas. Caravela, Mapfre, OK Seguros! e Zurich as mais lentas, mas a grande distância de prazo legal de incumprimento.